O vinho certo para cada corte de carne


Veja quais rótulos combinam melhor com as carnes magras e com as mais marmorizadas. Vinho tinto e carne vermelha forma um casal perfeito. Que o digam os argentinos cuja dieta está baseada nessa deliciosa harmonização. Mas nem todos os cortes combinam com os mesmos vinhos.
A combinação entre carne e vinho se deve aos taninos, os polifenóis que dão aquela sensação de boca seca. Essa sensação ocorre porque, em contato com a saliva, os taninos se ligam à nossa língua, reduzindo a lubrificação.
Quando a carne é levada à boca, a gordura intervém e se junta aos taninos, limpando o nosso paladar. Ou seja, vinhos com muitos taninos se dão melhor com cortes mais gordurosos, enquanto para carnes magras é melhor optar por rótulos menos tânicos.
Vinhos para carnes vermelhas magras
O corte bovino mais magro é sem dúvida o filé mignon, carne que é pouco saborosa (geralmente é servida com molhos) e pouco suculenta, mas é apreciada pela sua delicadeza. A fraldinha também é uma opção pouco calórica para o churrasco.
Com cortes como esses, o ideal é apostar em rótulos mais leves e frutados, com poucos taninos. As uvas Pinot Noir, Merlot, Bonarda e Dolcetto são perfeitas.
Bons exemplos de rótulos são o argentino Norton Altura Pinot Noir, elaborado em vinhedos de altitude na região de Mendoza, o italiano Voga Merlot, produzido na Sicília, o argentino Alambrado Etiqueta Negra Bonarda e o grande rótulo italiano Dolcetto Dogliani DOCG, do Piemonte.
Vinhos para carnes vermelhas com gordura
Cortes com mais gordura, como picanha, maminha, costela bovina e contrafilé são perfeitos para irem à grelha onde a gordura entremeada derrete conferindo maciez e sabor.
Elas pedem rótulos mais robustos, com mais corpo e taninos marcantes, como os elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère e Syrah.
Rótulos excelentes são o Cabernet Franc Reserva da centenária vinícola argentina Norton, o Cabernet Sauvignon Gran Reserva da chilena Santa Carolina, o chileno Caliterra Reserva Carménère e o português Vinha do Jeremias Single Vineyard DOC, elaborado no Alentejo com a uva Syrah.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.