
Em Taipu, na região do Mato Grande do Rio Grande do Norte, fazenda produz 24 mil burratas por mês. Produção foi destaque no programa Sabores do Nordeste, exibido nesta sexta-feira (19) Sabores do Nordeste: veja como preparar burrata de búfala com ingredientes regionais
Tom Guedes/Inter TV
O programa Sabores do Nordeste desta sexta-feira (19) ensinou como preparar uma burrata de búfala com ingredientes regionais.
O queijo é produzido em uma fazenda localizada na cidade de Taipu, a 60 quilômetro de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A produção da burrata
Adson Araújo, diretor de produção, explica que a burrata é um queijo de sabor mais leve.
“A burrata ganhou o paladar brasileiro, assim como na Itália, no país de origem, pela praticidade. É um queijo de sabor não tão intenso, que harmoniza com vários tipos de vinhos, vários tipos de entrada e a praticidade de montar.”
O trabalho para fazer a burrata é artesanal, feito com as mãos. É preciso agilidade e delicadeza. Primeiro, o queijo mussarela é aberto com a ajuda de água quente até se transformar numa espécie de trouxa. Em seguida, o queijo desfiado e o creme de leite fresco são colocados dentro da trouxinha. Por último, é só fechar e a burrata está pronta para ser consumida.
“Tem que ficar bem arrochadinha, modeladazinha, no padrão para o cliente ficar satisfeito e o processo é cada vez mais melhorar, né?”, explicou Rosenilson Souza, auxiliar de queijeira.
Receita
Chef Bruno Carlos prepara a burrata com ingredientes regionais
Tom Guedes/Inter TV
O chef Bruno Carlos prepara a burrata com ingredientes regionais. Em uma vasilha ele coloca a burrata e acrescenta:
redução de cajá e maracujá,
chips de batata-doce,
rúcula,
tomate confitado,
bacon defumado caramelizado com açúcar mascavo,
farofa de amêndoas,
molho pesto.
O toque final é dado com a flor de sal, que também é produzida no Rio Grande do Norte. “Todos esses ingredientes juntos vão dar uma explosão de sabores”, garante o chef.
Leite de búfala
A fazenda em Taipu tem 1.200 búfalas da raça indiana Murrah que produzem cerca de dois mil litros de leite por dia.
Para quem olha, não há diferença visível entre o leite de vaca e o leite de búfala. Mas, a engenheira de alimentos Carolina Modesto explica que essa diferença está nas propriedades nutricionais. Segundo ela, o leite de búfala tem 30% mais proteína que o leite de vaca, e tem ainda mais vitaminas e minerais e menos colesterol.
“E o leite de búfala é antialergênico. Se você sente desconforto com leite bovino, a probabilidade de você se sentir melhor consumindo esses produtos seria maior”, afirma Carolina Modesto, que é responsável pela produção de leite da fazenda.
Apesar de ser 50% mais caro que o leite de vaca, o leite de búfala tem conquistado muita gente. São muitos os produtos feitos à base do leite, mas a mussarela de búfala é um dos preferidos. Apresentada em diferentes formatos, um deles ganhou destaque: a burrata. Com forma arredondada e pesando cerca de 200 gramas, a burrata é a queridinha dos consumidores. Tanto que metade da produção do queijo feito aqui é de burrata, totalizando 24 mil unidades por mês.
VÍDEOS: Mais vistos do RN nos últimos 7 dias