Mudou de casa? O que escolher primeiro?


Arquiteta fornece dicas para não errar na decisão do que comprar ou não para o novo lar. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fipe, apontou que a venda de imóveis residenciais cresceu mais de 32% em 2023. A compra de novos imóveis tem relação ainda com a queda na taxa de juros pelo Banco Central. Os bons resultados mostram uma tendência de comportamento dos brasileiros relacionado aos imóveis e investimentos.
Mais imóveis construídos e vendidos resultam em mais pessoas mobiliando suas casas novas. Como em muitos casos, o uso de economias é destinado para a compra do imóvel, o sonho de novos móveis e eletrodomésticos muitas vezes é adiado.
A arquiteta Mayara Vieira explica que para não ter esse problema, a solução passa por deixar uma parte dos recursos já previamente destinada para a compra de móveis e eletrodomésticos, pensando nas prioridades de cada um.
“O primeiro passo é o planejamento, entender quais são as prioridades, como é a rotina do dia a dia e qual o estágio da vida está se vivendo. Essas reflexões indicam quais ambientes são prioritários para cada pessoa ou família. Por exemplo: uma pessoa solteira, que trabalha home office, tem necessidades diferentes de uma família com filhos. Então essas perguntas iniciais auxiliam na construção de uma casa que vai atender à rotina de cada um”, comenta.
O que comprar primeiro?
Como aponta a arquiteta, depois do planejamento estabelecido, existem algumas necessidades. A partir disso, algumas coisas não podem esperar. Na lista de compras, a cozinha e o banheiro são prioridades, pois agregam as necessidades básicas dos indivíduos. Porém, como exemplifica Mayara, todos buscam viver em um lar que seja confortável, aconchegante e seguro. Só que o significado dessas características é diferente para cada família ou pessoa.
“Aqui outro exemplo: uma pessoa que goste ou precise cozinhar diariamente, precisa de uma boa bancada para manuseio dos alimentos, espaço de armazenamento, além de eletrodomésticos essenciais como fogão ou geladeira; em contrapartida, uma pessoa que não tem hábito ou não precisa cozinhar em casa, talvez tenha como prioridade, investir em uma cama com bom colchão e em móveis bons para o quarto”.
Assim, para o primeiro exemplo citado pela arquiteta, é essencial investir em pia e armários para cozinha e banheiro, chuveiro e vaso sanitário, assim como alguns eletrodomésticos, como geladeira, são essenciais para o novo lar.
Já para o segundo exemplo, a opção é começar pelo quarto, com uma boa cama para descanso, com guarda-roupas para armazenamento e outros móveis que auxiliam na organização dos ambientes e, segundo a arquiteta, são boas escolhas para essa etapa.
No entanto, se for do seu interesse mobiliar a sala na segunda etapa, a escolha deve começar pelo sofá e pelas estantes ou racks para televisão.
Caso a dúvida persista, um profissional da arquitetura auxilia a construir um projeto arquitetônico para o lugar. “Um bom projeto minimiza a compra de peças ou objetos que não caibam no ambiente ou orçamento”, reforça.
Eletrodomésticos são uma necessidade?
Assim como ter bons móveis ajuda a construir um lar, os eletrodomésticos também são necessários para o pertencimento no ambiente. Assim sendo, a arquiteta explica que as pessoas precisam priorizar aqueles que poupam seu tempo, melhoram seu bem-estar e auxiliam nas tarefas cotidianas.
Fogão, micro ondas e máquina de lavar roupas são os exemplos mais comprados, pois são considerados itens de necessidade para os brasileiros. Para Vieira, também estão na lista de prioridades cama e colchão, geladeira, panelas, mesas e cadeiras e sofá.
Dicas essenciais para não errar no planejamento do novo lar
A arquiteta separou algumas dicas para não errar no planejamento desta etapa da sua vida. Confira:
Faça uma lista de mobiliários e eletrodomésticos em ordem de prioridade de uso.
Saiba as medidas dos ambientes da sua residência, porque é comum comprar mobiliários grandes ou pequenos demais para cada um dos espaços.
Pesquise as melhores marcas de cada peça e fique atento às promoções ou possibilidades de cashback.
Com as listas em mãos: pesquise, garimpe, visite lojas ou fornecedores.
Se divirta no processo de construir seu lar!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.