
Ato reuniu 200 estudantes de oito escolas em caminhada que finalizou com a entrega da carta no Palácio do Governo. Estudantes se reúnem em ato do Dia do Estudante, em Boa Vista
Caíque Rodrigues/g1 RR
Cerca de 200 estudantes de oito escolas de Boa Vista fizeram um ato nesta sexta-feira (9) para entregar uma carta para autoridades pedindo mais políticas de assistência estudantil em Roraima. O documento foi entregue na Câmara Municipal, na Prefeitura de Boa Vista, Assembleia Legislativa (Ale-RR) e no Palácio do Governo.
O ato foi organizado pela Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer). Entre os pedidos na carta estão:
Melhoria constante da infraestrutura escolar;
Manutenção da qualidade da merenda escolar;
Mais políticas de assistência estudantil;
Direito ao passe livre estudantil no transporte coletivo urbano da capital e outras pautas voltadas à educação e assistência estudantil.
A Prefeitura de Boa Vista informou que representantes da Secretaria Municipal de Governo receberam a carta, que o município tem investido “muito na educação com olhar cuidadoso voltado aos estudantes” e que “as sugestões propostas pelos estudantes foram ouvidas e serão analisadas pela gestão e secretarias competentes”.
A Assembleia Legislativa disse que a carta foi recebida pelo primeiro-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Marcelo Cabral (Cidadania). Destacou que a carta ” terá papel importante no Legislativo porque será o balizador para formulação de mais políticas públicas, de indicações e direcionamento de recursos de emendas parlamentares para fortalecer a educação”.
O governo de Roraima reforçou que “está sempre aberta ao diálogo com professores, estudantes e profissionais da educação”. Ressaltou que vê com otimismo e também “estimula o protagonismo e as lideranças juvenis para participarem do processo de formação e discussão de políticas públicas estaduais, reforçando que na rede estadual de ensino existem os grêmios estudantis, que trabalham pautas específicas voltadas aos estudantes”.
O g1 procurou a Câmara Municipal e questionou se a carta foi recebida, mas não foi respondido até o momento.
Arlisson Nascimento, presidente da Associação dos Estudantes em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
O presidente da Assoer, Arlisson Nascimento, destacou que o movimento faz parte da programação do Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, e a ideia é estreitar a relação entre a juventude, a sociedade civil e o poder público.
“Essa carta é um pedido e também uma moção ao movimento estudantil, a juventude e a todos que agregam a educação, que é essa educação de qualidade que tanto a juventude anseia”, disse o presidente ao g1.
Estudantes de Roraima em ato no Governo de Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
Para o mobilizador da Assoer, Jean Farias, de 24 anos, a ideia é voltar com os atos e manifestações do movimento estudantil após os anos paralisado por conta da pandemia.
“Hoje é um dia que a gente está fazendo para relembrar das nossas conquistas e vitórias do movimento estudantil. A gente conquistou ao longo da história do movimento estudantil brasileiro desde. A gente fez essa caminhada, começou na Câmara Municipal de Boa Vista, fomos para a prefeitura e também aqui na Aceitabilidade Legislativa finalizando aqui com o Palácio e Tribunal de Justiça para a entrega da Carta do Movimento Estudantil Roraimense que é onde a gente fala das nossas indicações, pedidos e bandeiras”, disse o mobilizador.
Jean Farias, mobilizador da Assoer, em ato de Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
O ato começou às 7h30 e seguiu em caminhada até às 11h30, quando a carta foi entregue no Palácio do Governo.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.