Vídeo mostra jovem sendo assaltada em Volta Redonda; polícia investiga


Vítima caminhava por uma calçada quando um dos bandidos desce de um carro e furta, aparentemente, o celular dela. Vídeo mostra jovem sendo assaltada em Volta Redonda; polícia investiga
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que uma jovem foi assaltada em Volta Redonda (RJ). O crime aconteceu na noite do dia 13 deste mês, no bairro Niterói, mas as imagens só começaram a circular nas redes sociais nesta terça-feira (23).
No vídeo, é possível ver que a jovem caminhava por uma calçada quando um carro branco se aproxima. Em seguida, um dos criminosos desce do veículo e furta, aparentemente, o celular da vítima. Toda ação acontece em menos de 10 segundos.
Segundo a Polícia Civil, um boletim de ocorrência foi aberto na delegacia de Volta Redonda, responsável pelas investigações. A secretaria municipal de Ordem Pública informou que está tentando identificar a placa do carro para chegar aos autores.
Momento em que jovem é assaltada em Volta Redonda
Reprodução/Redes sociais
Roubo de celular caiu no Brasil
Os roubos de celulares caíram 10,1% entre 2022 e 2023, de 492.905 para 442.999, aponta o Anuário de Segurança Pública divulgado no último dia 18. No total, o ano registrou 937.294 ocorrências de roubo e furto de celular registradas em delegacias do país, quase dois celulares por minuto.
O Anuário mostra que os furtos dos aparelhos superaram os roubos pela primeira vez em 2023: foram 494.295 furtos registrados no ano.
Entre 2018 e 2023, enquanto os roubos de celular tiveram queda de 21%, os furtos de celular tiveram crescimento de 13,7%.
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em maio de 2024, o Brasil tinha 258 milhões de celulares, 1,2 aparelho por habitante, o que, segundo o Anuário, explica o crescimento dos roubos e furtos nos últimos anos.
As marcas de celulares mais roubados e furtados são:
Samsung: 37,4%
Apple: 25%
Motorola: 23,1%
Xiaomi: 10%
Embora a Apple tenha uma fatia de 10% do mercado nacional com os iPhones, os aparelhos representam uma em cada quatro subtrações de aparelhos, na soma de roubos e furtos. De acordo com o Anuário, “quando se atenta a proporções, é possível dizer que os usuários da Apple correm mais riscos na comparação com aqueles que utilizam telefones de outras marcas”.
O que mostra o Anuário de Segurança Pública sobre roubos e furtos de celular:
Foram 442.999 roubos de aparelhos em 2023, queda de 10%;
Furtos, pela primeira vez, superaram roubos: 494.295 registros no ano passado;
O ano registrou total de 937.294 ocorrências de roubo e furto de celular;
Samsung é a marca de celular mais roubada e furtada;
78% dos roubos ocorrem em vias públicas, quando as pessoas estão saindo de casa ou voltando do trabalho e escola;
14% dos furtos ocorrem em estabelecimentos comerciais.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.