Sabores do Nordeste: veja como preparar burrata de búfala com ingredientes regionais


Em Taipu, na região do Mato Grande do Rio Grande do Norte, fazenda produz 24 mil burratas por mês. Produção foi destaque no programa Sabores do Nordeste, exibido nesta sexta-feira (19) Sabores do Nordeste: veja como preparar burrata de búfala com ingredientes regionais
Tom Guedes/Inter TV
O programa Sabores do Nordeste desta sexta-feira (19) ensinou como preparar uma burrata de búfala com ingredientes regionais.
O queijo é produzido em uma fazenda localizada na cidade de Taipu, a 60 quilômetro de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A produção da burrata
Adson Araújo, diretor de produção, explica que a burrata é um queijo de sabor mais leve.
“A burrata ganhou o paladar brasileiro, assim como na Itália, no país de origem, pela praticidade. É um queijo de sabor não tão intenso, que harmoniza com vários tipos de vinhos, vários tipos de entrada e a praticidade de montar.”
O trabalho para fazer a burrata é artesanal, feito com as mãos. É preciso agilidade e delicadeza. Primeiro, o queijo mussarela é aberto com a ajuda de água quente até se transformar numa espécie de trouxa. Em seguida, o queijo desfiado e o creme de leite fresco são colocados dentro da trouxinha. Por último, é só fechar e a burrata está pronta para ser consumida.
“Tem que ficar bem arrochadinha, modeladazinha, no padrão para o cliente ficar satisfeito e o processo é cada vez mais melhorar, né?”, explicou Rosenilson Souza, auxiliar de queijeira.
Receita
Chef Bruno Carlos prepara a burrata com ingredientes regionais
Tom Guedes/Inter TV
O chef Bruno Carlos prepara a burrata com ingredientes regionais. Em uma vasilha ele coloca a burrata e acrescenta:
redução de cajá e maracujá,
chips de batata-doce,
rúcula,
tomate confitado,
bacon defumado caramelizado com açúcar mascavo,
farofa de amêndoas,
molho pesto.
O toque final é dado com a flor de sal, que também é produzida no Rio Grande do Norte. “Todos esses ingredientes juntos vão dar uma explosão de sabores”, garante o chef.
Leite de búfala
A fazenda em Taipu tem 1.200 búfalas da raça indiana Murrah que produzem cerca de dois mil litros de leite por dia.
Para quem olha, não há diferença visível entre o leite de vaca e o leite de búfala. Mas, a engenheira de alimentos Carolina Modesto explica que essa diferença está nas propriedades nutricionais. Segundo ela, o leite de búfala tem 30% mais proteína que o leite de vaca, e tem ainda mais vitaminas e minerais e menos colesterol.
“E o leite de búfala é antialergênico. Se você sente desconforto com leite bovino, a probabilidade de você se sentir melhor consumindo esses produtos seria maior”, afirma Carolina Modesto, que é responsável pela produção de leite da fazenda.
Apesar de ser 50% mais caro que o leite de vaca, o leite de búfala tem conquistado muita gente. São muitos os produtos feitos à base do leite, mas a mussarela de búfala é um dos preferidos. Apresentada em diferentes formatos, um deles ganhou destaque: a burrata. Com forma arredondada e pesando cerca de 200 gramas, a burrata é a queridinha dos consumidores. Tanto que metade da produção do queijo feito aqui é de burrata, totalizando 24 mil unidades por mês.
VÍDEOS: Mais vistos do RN nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.