Veranico: dias ficarão mais quentes e temperaturas podem subir até 5°C nas regiões de Bauru e Marília


Veranico é o termo usado por meteorologistas para definir períodos durante o outono e o inverno em que as temperaturas ficam acima da média. Isso deve durar até o dia 25 de julho. Sol em Bauru (SP)
Reprodução/TV TEM
Os dias devem ficar mais quentes até a próxima semana no centro-oeste paulista. Em algumas cidades, as temperaturas podem subir até 5°C, com aumento considerável da sensação de calor.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Essa condição é chamada de veranico pelos meteorologistas. O termo é usado para definir períodos de mais de quatro dias durante o outono e o inverno em que as temperaturas ficam ao menos 3°C acima da média para a época. Além disso, a condição se caracteriza pelo tempo seco e pouca chuva.
Segundo um portal especializado em meteorologia, a elevação das temperaturas começa nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 25 de julho.
Em algumas regiões do Brasil, as temperaturas ficarão entre 5°C e 7°C acima da média para o mês. Em outras regiões – como o sudeste – os termômetros mostrarão índices de 3°C a 5°C acima da média.
De acordo com Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet), Bauru, maior cidade do centro-oeste paulista, terá temperaturas na casa dos 30°C nos próximos dias. A mínima, por sua vez, não deve passar dos 14°C. Portanto, uma oscilação térmica de 15°C.
Marília (SP) também terá temperaturas entre 29°C e 31°C até o dia 25 de julho. Segundo o Ipmet, a próxima quarta-feira (24) deve registrar 31°C como máxima na cidade. Tanto em Bauru, como em Marília não há previsão de chuvas.
Massa de ar quente
A sensação de calor será provocada pela entrada de um grande sistema de alta pressão atmosférica que atuará sobre a região nos próximos dias.
Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18)
Arte/g1
Essa massa de ar quente vai favorecer o aumento das temperaturas, deixar o tempo mais seco e diminuir a possibilidade de chuva até a próxima semana.
Como a estação atual no país é o inverno, a tendência é que os dias comecem e terminem frios, com sensação de frio, e o calor aumente ao longo do dia, nos horários com maior incidência do sol.
Nos dias seguintes, os termômetros caem um pouco em relação a quinta-feira, mas a tendência é que eles ainda estejam acima da média para julho na região.
Os meteorologistas lembram que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias mais altas, isso não significa que não teremos dias frios.
Curtos períodos de frio, como os registrados nas últimas semanas, também podem ocorrer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.
Centro-sul do país deve ter temperaturas acima da média com novo veranico nos próximos dias
Inmet/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.