Quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Areal, no RJ


Unidade vai atender a população do Centro-Sul Fluminense e Região Serrana. Areal ganhou um quartel do Corpo de Bombeiros, o DBM 3/15, na última sexta-feira (12)
Ricardo Cassiano/Corpo de Bombeiros
A cidade de Areal ganhou um quartel do Corpo de Bombeiros na última sexta-feira (12). A nova unidade vai atender a população do Centro-Sul Fluminense e Região Serrana.
Participaram da inauguração o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.
A nova unidade (DBM 3/15) é um Destacamento do Grupamento de Petrópolis (15° GBM), o terceiro da região, que já conta com os quartéis de Três Rios (DBM 1/15) e Itaipava (DBM 2/15).
“Essa entrega, que vai reduzir em pelo menos 30 minutos o tempo-resposta das ações para salvar vidas, é muito importante. Faz parte dos investimentos pesados que nossa gestão vem fazendo na corporação, da ordem de R$ 1 bilhão. Investir no melhor Corpo de Bombeiros do Brasil é um orgulho e um dever nosso”, afirmou Cláudio Castro.
O quartel vai contar com a atuação de 50 militares, que vão atender uma área de 657 Km². A unidade contará ainda com viaturas novas, como ambulância e caminhão importado de salvamento e combate a incêndio, que foi adquirido recentemente.
“A atuação do DBM 3/15 vai abranger os municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, além dos distritos da Posse (Petrópolis) e de Bemposta (Três Rios), beneficiando diretamente mais de 400 mil pessoas. O reforço também é importante porque estamos no ápice do período de incêndio florestal. Então, nós vamos ter uma mobilização maior de bombeiros aqui na região nessa missão”, explicou o coronel Leandro Monteiro, adiantando que mais 20 viaturas de combate a fogo em vegetação deverão chegar aos quartéis de todo o Estado nos próximos seis meses.
As obras das instalações ficaram sob responsabilidade da Prefeitura de Areal, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil. O terreno também foi cedido pelo município. O Corpo de Bombeiros RJ garantiu o efetivo, mobiliário, viaturas e equipamentos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.