“Nas vitórias é merecido, nas derrotas necessário”: 3 champagnes para você brindar sempre


No Dia da França, conheça rótulos de altíssima qualidade. “Nas vitórias é merecido, nas derrotas necessário”. A frase sobre champagne pronunciada por Napoleão Bonaparte, que de vitórias e derrotas era entendido, poderia ser um mantra para a vida.
Esse vinho, que é um dos mais nobres do mundo, é perfeito inclusive para celebrar o Dia da França, comemorada em 14 de julho, data da Queda da Bastilha, episódio que marcou a Revolução Francesa, em 1789.
Apesar de no Brasil haver uma vinícola que conseguiu na Justiça o direito de rotular seus espumantes com o nome Champagne, o legítimo Champagne é produzido na homônima região no norte da França.
A elaboração ocorre pelo chamado método tradicional ou champenoise em que o vinho fermenta duas vezes, a primeira no tanque, como todos os vinhos, e a segunda na garrafa, onde desenvolve o perlage (bolhas) e aromas e sabores mais complexos.
Os champanhes não safrados amadurecem por no mínimo 15 meses, já os safrados por no mínimo 36 meses. Os rótulos mais nobres, apelidados de Cuvée Especial, estagiam por até sete anos e desenvolvem aromas muitos complexos, como brioche, avelã e amêndoa.
Que tal conhecer três rótulos de três maisons diferentes para brindar na sua próxima vitória?
Champagne Mandois Brut Origine
Apresenta aromas de frutas amarelas, com notas de limão, e sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda. Amadureceu durante 3 anos sur lie. Excelente sozinho ou para acompanhar queijos como parmesão.
Divulgação
Divulgação
Champagne Maxim’s Brut Prestige
Apresenta aromas de flores e frutas brancas com notas cítricas. Em boca, é vibrante, fresco, com clássicas notas de brioches e excelente persistência. Harmoniza com pratos à base de peixes, carnes brancas, carne de porco e queijos moles.

Divulgação
Deutz Blanc de Blancs
Champanhe com perlage fina em forma de rosário. Apresenta aromas de flores brancas, laranjas e frutas frescas. Em boca, é seco, encorpado, apresenta acidez pungente e final de boca longo e intenso. Amadureceu por 36 meses sur lies e é ideal para aperitivos, peixes como salmão, steak tartare e carpaccio. 

Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.