
Investigação teve início após prisão em flagrante em Mamanguape, onde suspeitos tentavam sacar benefício em nome de pessoa fictícia. Mandados foram cumpridos em Pernambuco e Alagoas. Polícia Federal na Paraíba
Felícia Arbex/TV Cabo Branco
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à obtenção fraudulenta de benefícios assistenciais. As investigações apontam que os criminosos atuavam com a criação de identidades fictícias e utilizavam pessoas conhecidas como “idosos de aluguel” para dar aparência de legalidade aos saques indevidos.
O grupo é suspeito de atuar em diversos estados do Nordeste e a ação da operação policial foi realizada em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência Social.
A apuração teve início em junho de 2023, após a prisão em flagrante de dois suspeitos na cidade de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba. Eles foram detidos enquanto tentavam sacar indevidamente um benefício assistencial em nome de uma pessoa inexistente. A partir da análise do material apreendido na ocasião, a Polícia Federal conseguiu identificar outros envolvidos e detalhar a dinâmica de funcionamento do grupo.
Na ação desta quinta, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, nos municípios de Tupanatinga, em Pernambuco, e Mata Grande, em Alagoas. O objetivo é aprofundar as investigações sobre a atuação da organização criminosa.
Os investigados poderão responder por estelionato majorado, uso de documento falso, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de reclusão.
As investigações continuam para identificar outros beneficiários do esquema e possíveis ramificações em outros estados.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba