
Dom Peruzzo foi nomeado arcebispo de Curitiba por Francisco em 2015
RPC
Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, lamentou a morte do Papa Francisco e destacou o legado que o pontifíce deixou.
Francisco morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). Foram 12 anos de papado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Ele promoveu muitas mudanças, mas menos no conteúdo e mais no estilo. Eu tenho a impressão que ele foi quem melhor conseguiu operacionarlizar as mudanças na igreja, não de doutrina, não de fé, nada disso, mas implementar o que o Conselho Vaticano precononizava pra igreja. Mais simples, até mais afetuoso, menos com com aquele ar de uma vovó severa, muita mais de uma mãe afável e inquieta pelo bem dos filhos da própria igreja. E insistiu muito no tema da misericórdia.”
Dom Peruzzo foi nomeado arcebispo em janeiro de 2015 justamente por Francisco.
Em entrevista à RPC, Dom Peruzzo relembrou a primeira vez que esteve com o papa.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
“Chamou-nos, como se estivéssemos em uma roda de conversa… Foi muito familiar, muito cordial. Disse-nos: ‘Vocês perguntam e eu respondo. Depois eu pergunto e vocês respondem. As formalidades já tem quem as faça’. Era pra ser uma hora e foi duas horas… um pouco mais até. E ficou profundamente marcada na minha memória afetiva. Parecia um irmão mais velho querendo contar, com muita amabilidade, como são os seus dias e perguntava sobre os nossos desafios.”
Para o arcebispo, com a morte de Francisco, o desafio da Igreja Católica e do próximo papa será a permanente busca pela paz.
“Os grandes homens e mulheres que tomam decisões na atualidade, tentar ajudá-los a perceber que a paz é sempre mais sadia e mais edificante e também mais nobre para os povos de todos os cantos do mundo. A humanidade nunca esteve tão evoluída em termos de ciência e tecnologia… E nunca esteve tão a perigo como nos dias atuais. E aí parece que a sabedoria é a grande carência. E o papa poderá ser um grande contribuinte deste sonho.”