
Caso aconteceu no bairro Cidade Baixa na sexta-feira (11), após partida contra o Internacional. Circunstâncias da briga são investigadas pela Polícia Civil. Novo vídeo de briga que deixou dois colombianos mortos
Uma câmera de monitoramento de um comércio do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, flagrou a briga que acabou com dois colombianos, torcedores do Atlético Nacional, mortos na última quinta-feira (10), após o jogo contra o Internacional, no Estádio Beira-Rio, válida pela Libertadores da América. Entenda a briga abaixo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os mortos foram identificados como Alejandro Lopera Zuluaga e Víctor Manuel Velásquez Cartagena, ambos de 27 anos e integrantes de uma torcida organizada. Imagens gravadas por moradores também mostram parte do desentendimento.
Segundo a polícia, Alejandro teria atacado Victor com uma faca. Na sequência, um grupo perseguiu Alejandro. Ele tentou entrar em uma lanchonete, mas foi puxado para fora e agredido. As novas imagens mostram o momento que Alejandro tenta fugir, mas é alcançado e agredido.
O torcedor não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de sexta (11). Esfaqueado, Victor foi levado para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da capital e morreu horas depois.
Imagens mostram trecho da briga
Reprodução
Entenda a briga
Segundo a Brigada Militar, a briga foi entre os torcedores do Atlético Nacional na região da Rua Lima e Silva e da Rua da República.
Após a agressão, os amigos de Alejandro teriam parado um motorista de aplicativo e colocado o esfaqueado dentro do carro. Conforme relato do motorista, os torcedores teriam cercado o veículo, pegado o celular para evitar que o homem fugisse e pedido para que levasse o ferido ao hospital.
“Quando fui ver, já estava botando o corpo aqui atrás. Fui em direção ao HPS, mas, quando eu vi, ele já estava morto. Vi a polícia e fui pedir ajuda”, relembra Lucas Aguiar.
Victor teria então tentado fugir, entrando em dois estabelecimentos comerciais para evitar ser agredido, mas foi espancado e esfaqueado. A BM foi acionada pelo proprietário de um dos locais, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou o socorro e levou o homem até o Hospital de Pronto Socorro.
Translado dos corpos de torcedores do Atlético Nacional que morreram em Porto Alegre deve ocorrer nesta segunda-feira
De acordo com a Polícia Civil, a principal hipótese é de que o segundo homem morto seja o suspeito de esfaquear primeiro Alejandro.
“O que percebemos até agora é que as próprias testemunhas, como foram várias pequenas brigas, dentro de um clima de tensão, não estão conseguindo traçar uma dinâmica”, diz o delegado Mário Souza.
Local em que motorista de aplicativo foi abordado por torcedores do Atlético Nacional para levar vítima ao hospital em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Torcidas rivais
Conforme Fábio Schmitt, comandante de Policiamento da Capital, a Brigada Militar sabia que as duas torcidas do Atlético Nacional tinham inimizade, a “Los Del Sur” e a “La Banda Pirata”.
Schmitt ainda afirma que medidas foram cumpridas para evitar que essas torcidas se encontrassem.
“Organizamos de maneira que eles se reunissem em locais diversos, fizessem o deslocamento em horários diversos para o Beira-Rio e que também ficassem em lugares diferentes, separados, dentro do estádio, para que não houvesse nenhum problema”, comenta o comandante.
Facas apreendidas com torcedores do Atlético Nacional
Divulgação/ Brigada Militar
VÍDEOS: Tudo sobre o RS