‘Chegou tranquilo, achei que era o pai das crianças’, diz mulher que presenciou carro ser roubado com menina dentro em SC


Grupo de funcionárias tentou impedir fuga e quase foram atropeladas. Homem acabou levando uma das crianças, mas depois foi preso. Criminoso rouba carro com criança dentro e provoca perseguição em São José; VÍDEO
A funcionária de uma loja que presenciou o roubo de um carro com uma criança dentro em São José, na Grande Florianópolis, relatou que só foi possível ter certeza de que se tratava de um crime após a motorista pedir socorro. “Ele chegou bem tranquilo”, descreveu Rafaela Rodrigues dos Santos.
“Na hora eu achei que era o pai das crianças e queria levar as crianças. Daí ela pediu socorro porque ele queria levar as crianças. Aí que foi todo mundo para cima deles”, relembrou.
O roubo aconteceu por volta da 9h30 na Avenida Lédio Martins, no bairro Kobrasol, uma das mais movimentadas da cidade. O criminoso, de 43 anos, rendeu a motorista com uma arma e, na fuga, acabou levando uma sobrinha dela, de 7 anos, que depois foi libertada. O homem foi preso.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Rafaela e mais três trabalhadoras partiram para cima do carro após perceberem que se tratava de um assalto e que havia crianças no veículo. “Mesmo assim ele não parou, quase atropelou duas das nossas funcionárias. Ele só abaixava a cabeça para gente não ver o rosto dele e continuava”, descreveu. Ela chegou a abrir a porta do motorista, mas viu que o homem estava armado.
Estavam no carro a condutora e duas crianças, um menino de 4 anos e uma menina de 7, sobrinhos dela. O mais novo foi retirado do veículo antes da fuga, mas ficou ferido.
“A gente conseguiu puxá-lo e o carro andou um pouco. Mais para frente, ele caiu do carro. A menininha não saiu do carro. A menininha foi junto [com o assaltante]”, descreveu a funcionária.
Depois da fuga do criminoso, os funcionários prestaram ajuda à motorista. “A gente deu água, tudo, mas ela não quis. Tanto que ela caiu, perdeu um dos sapatos dela. Ela estava bem desesperada. Ela se deitou no chão porque ela não tinha força nem para ficar em pé”, disse Rafaela.
Por fim, desabafou. “É triste, ainda mais com criança. Por mais que ele não tenha vindo para pegar as crianças, é muito triste. Aqui é uma avenida muito movimentada, não tem segurança para a gente. A gente mesmo tem que se proteger”.
Criminoso rouba carro com criança dentro em São José, na Grande Florianópolis
Reprodução/Redes Sociais
O que aconteceu?
De acordo com relato da Polícia Militar, a motorista, de 26 anos, estacionava o carro, um Kwid, em frente a uma loja quando foi abordada pelo assaltante. Ele a ameaçou com uma arma, ordenando que ela saísse do veículo.
Antes de sair, ela tentou tirar os dois sobrinhos. Porém, só foi possível resgatar o menino de 4 anos, pois o assaltante deu partida no carro. O garoto chegou a ser arrastado por cerca de 3 metros, conforme o delegado Cleber Serrano. O menino teve escoriações pelo corpo.
Já a sobrinha de 7 anos não conseguiu sair do carro e foi levada pelo assaltante. Ele a deixou em frente a uma loja de artigos automobilísticos e seguiu em direção à Via Expressa.
A tia, com auxílio da PM, conseguiu ir até onde a menina foi largada. O garoto foi levado pelo Corpo de Bombeiros Militar ao Hospital Infantil.
Ainda segundo a PM, o assaltante, após largar a menina, foi para a cidade vizinha de Florianópolis e tentou fazer outro roubo, contra uma mulher de 43 anos, no bairro Jardim Atlântico, região continental, mas não conseguiu.
Durante as buscas, os policiais encontraram o criminoso no bairro Capoeiras, também área continental da capital catarinense. Ao ver os agentes, o assaltante perdeu o controle do carro e bateu em um poste.
Com isso, os policiais conseguiram prendê-lo. Com ele, encontraram um celular e a arma, que era um simulacro.
Criminoso bateu carro em poste após perceber presença da polícia
Polícia Militar/Divulgação
Prisão
O procedimento de prisão em flagrante foi feito pelo delegado Cleber Serrano. Segundo ele, o objetivo do assaltante era o roubo do carro, celular e anéis da motorista.
“Em razão de uma das empreitadas criminosas ele ter colocado uma criança em risco de vida por ter a arrastado cerca de três metros, esse sujeito vai responder por tentativa de homicídio”, declarou o delegado.
Durante o interrogatório, o assaltante ficou em silêncio. Segundo o delegado, a motorista saiu com os sobrinhos para levar um deles para uma sessão de terapia.
A PM afirmou que o criminoso já tinha várias passagens pela polícia, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, porte ilegal de munição, receptação, desobediência, desacato, posse de drogas, roubo, furto, tráfico de drogas, fuga de pessoa presa e direção perigosa em via pública.
Com assaltante, polícia apreendeu celular e simulacro de arma
Polícia Militar/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.