Rio Grande do Norte comemora 523 anos; historiador traz curiosidades sobre o estado


Data lembra implantação do Marco de Touros, considerado monumento mais antigo deixado no litoral brasileiro pelas caravelas portuguesas. Forte dos Reis Magos, em Natal
Canindé Soares
O Rio Grande do Norte comemora 523 anos nesta quarta-feira (7), data que lembra o dia em que o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa, foi implantado no estado em 1501.
Para os pesquisadores potiguares, esse é o monumento mais antigo deixado no litoral brasileiro pelas caravelas comandadas por André Gonçalves e Gaspar de Lemos, que traziam na comitiva o cosmógrafo Américo Vespúcio.
A data comemorativa foi estabelecida pela Lei estadual 7.831, aprovada no dia 30 de maio de 2000.
Apesar da implantação do marco, o estado só foi colonizado, de fato, muitos anos depois, em 25 de dezembro de 1597, por meio de uma expedição comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque.
Como estratégia de defesa, os colonizadores começaram a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis.
Curiosidades históricas
Em comemoração ao aniversário do Rio Grande do Norte, o historiar Henrique Lucena apresentou algumas curiosidades sobre a história do estado. Entre elas, o plano de fazer o estado residência de Napoleão Bonaparte, a influência judaica nas raízes da região Seridó e a forte presença holandesa no estado, motivada, entre outras coisas, pela produção de sal.
Estado quase foi residência de Napoleão
523 anos do RN: Estado quase foi residência de Napoleão
Presença holandesa
523 anos do RN: Por que os holandeses permaneceram tanto tempo no RN?
Influência da cultura judaica
523 anos do RN: Seridó tem influência da cultura judaica
Hábitos alimentares
523 anos do RN: hábitos na alimentação do potiguar
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.