Beto Richa desiste de disputar Prefeitura de Curitiba


Tucano apontou como motivos pouco tempo de rádio e TV para campanha, além de ‘constrangimento interno’ na federação com o Cidadania em razão de apoio à candidatura de Pimentel (PSD). Beto Richa (PSDB) desiste de disputar Prefeitura de Curitiba
O deputado federal Beto Richa (PSDB) desistiu de disputar a Prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (5) na convenção partidária da federação formada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Publicamente, o tucano afirmou que entre os motivos da desistência foi motivada pelo pouco tempo de TV e rádio que a federação teria definido destinar à campanha eleitoral da chapa. Trinta segundos, conforme Richa.
“Talvez, de todos que se apresentaram, não sei se tinha algum pré-candidato com mais vontade de disputar esta eleição do que eu. Só que, nas condições adversas, fica muito restrita a nossa participação, além dessa situação do pouco espaço na televisão e no rádio para apresentar as propostas”, justificou.
Em entrevista aos jornalistas durante a convenção, Richa também argumentou que, como presidente estadual do PSDB e da federação, estava sendo muito “demandado” a participar dos eventos de campanha dos demais candidatos das siglas.
Porém, Richa destacou ainda um terceiro motivo para abandonar a corrida ao Palácio 29 de Março: o “constrangimento interno” na federação diante do apoio ao candidato Eduardo Pimentel (PSD).
“O Cidadania desde o início faz parte do governo, né? É até compreensível. Então, gerou também esse constrangimento interno com o nosso partido, PSDB, que o convívio tem sido muito bom. Tem sido muito harmonioso”, disse.
Beto Richa (PSDB) já foi prefeito de Curitiba
RPC
Questionado sobre tentativas por outros atores políticos de fazê-lo desistir da candidatura, Richa confirmou que conversou com praticamente todos os demais pré-candidatos.
Lembrou que tais tentativas de um fazer o outro desistir, ou de firmar novas alianças políticas fazem parte do jogo democrático.
Por fim, disse que optou por se manter “neutro” na disputa, sem apoiar nenhuma chapa.
O londrinense iniciou a vida pública em 1994, quando se elegeu deputado estadual. Quatro anos depois, foi reeleito.
Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba. Em 2004, foi eleito prefeito de Curitiba, sendo reeleito. Porém, renunciou em 2010 para concorrer ao cargo de governador e venceu. Em 2014, foi reeleito ao cargo. Atualmente, ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Esta segunda-feira (5) foi o último dia para as siglas definirem em convenções partidárias quem lançarão na disputa aos executivos e legislativos municipais. Os pedidos de registro na Justiça Eleitoral precisam ser feitos até 15 de agosto.
Leia também:
União Brasil oficializa Ney Leprevost como candidato à Prefeitura de Curitiba
Solidariedade oficializa Luizão Goulart como candidato à Prefeitura de Curitiba
PSTU oficializa Samuel de Mattos como candidato à Prefeitura de Curitiba
PSOL oficializa Andrea Caldas como candidata à Prefeitura de Curitiba
PSB oficializa Luciano Ducci como candidato à Prefeitura de Curitiba
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Saiba tudo sobre as eleições 2024 no Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.