Cuidar da saúde das pessoas é uma missão que muda a sociedade


Com foco no cuidado de cada pessoa, cooperativa mostra como o cooperativismo faz bem para a saúde da coletividade O bem-estar dos membros e da comunidade é um dos objetivos do cooperativismo. E quando se fala de saúde, essa questão se torna ainda mais importante.
Foi partindo do entendimento de que, coletivamente, seria possível realizar mais ações e promover saúde de forma integral para um número maior de pessoas, que surgiu a cooperativa Unimed, o primeiro plano de saúde do país fundado por médicos.
“Nós somos uma empresa de origem médica. Nós, médicos, temos no nosso DNA a preocupação com as pessoas, e este sempre foi o diferencial, para isso nós criamos uma série de estruturas, para sempre ter como objetivo a melhor forma do médico cooperado trabalhar e o melhor cuidado para os nossos pacientes”, afirma Sérgio Malburg Filho, presidente da Unimed SC.
E esse cuidado é percebido e valorizado pelos pacientes.
“O momento onde a gente tá mais vulnerável é quando a gente adoece e vai buscar ajuda. Acho que o maior ganho é quando a gente é bem cuidado, olhado como ser humano. Talvez esse seja o grande ponto, o mais importante desse atendimento”, pontua Ilcilene Floriani de Oliveira Paes, Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Responsabilidade Social do Porto de Itapoá, empresa parceira da Unimed SC.
E o fato de trazer a medicina “no DNA” faz toda a diferença, pois permite que o foco no paciente seja constante e vá além do atendimento durante a consulta médica. Todas as operações são pautadas no ser humano, e isso inclui desde os treinamentos de funcionários até a aplicação de recursos na construção de laboratórios especializados e hospitais próprios, como explica Sérgio Malburg Filho.
“Além do DNA médico, trazemos também o DNA cooperativista para criarmos um plano de saúde, uma cooperativa de trabalho médico, sem perder a nossa origem, que é a preocupação e o cuidado com as pessoas. Esse sempre foi o diferencial do nosso sistema inédito, e nos fez criar uma série de estruturas — tendo como objetivo a melhor forma do médico cooperado trabalhar e o melhor tratamento e cuidado para os nossos pacientes e cooperados. Ao longo desses anos, construímos unidades de pronto-atendimento, laboratórios, centro de oncologia, centros de diagnóstico por imagem, atendimento ao transtorno do espectro autista (TEA), centros de fisioterapia e reabilitação, hospitais etc. E ainda temos uma extensa rede de médicos e profissionais da saúde credenciados”.
Mais de um milhão de pessoas cuidadas em SC
A cooperativa Unimed tem, atualmente, quase 21 milhões de clientes em todo o Brasil, é a maior operadora brasileira de planos de saúde. E em Santa Catarina não é diferente: mais de um milhão de pessoas atendidas pela Unimed SC, mais de sete mil cooperados e 22 unidades que fazem parte da rede de atendimento médico-hospitalar mais completa do país.
Muito além dos números, o que se promove neste ramo cooperativista é a democratização do acesso à saúde complementar, que é possível, principalmente, por se tratar de uma cooperativa.
“Acredito que esta é a essência do cooperativismo médico: reunir profissionais que têm o mesmo propósito, o mesmo objetivo de ampliar o acesso à saúde, incluir pessoas que talvez não tivessem oportunidade de usufruir desses atendimentos”, ressalta Ilcilene Floriani de Oliveira Paes.
Valorização individual na busca do bem comum
O cooperativismo é a essência do modelo de negócio da Unimed, e se baseia em princípios como ajuda mútua, responsabilidade, igualdade e participação ativa dos membros. Esses princípios são aplicados em todas as operações.
Os cooperados do sistema Unimed SC têm como missão transformar a saúde com foco no cuidado às pessoas, para isso promovem a conexão entre diferentes partes — beneficiários, cooperados, cooperativas locais, contratantes e colaboradores — e valoriza a abordagem humanizada, com empatia e cuidado. A relação entre todas as partes se dá considerando o bem-estar e as necessidades individuais em benefício de um bem comum.
A ideia é criar um ambiente em que cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado, promover uma experiência positiva para todos os envolvidos e fomentar o crescimento sustentável, pois, ao cuidar da saúde das pessoas é possível continuar a expandir os cuidados com os negócios.
Para isso, a cooperativa procura equilibrar resultados econômicos e financeiros com práticas sustentáveis, e isso envolve desenvolver uma cultura corporativa que valoriza também a responsabilidade socioambiental.
A implementação das melhores práticas de governança contribui para a longevidade da Unimed, garantindo que ela continue a servir à comunidade de forma eficaz e responsável.
“O olhar do cooperativismo representa um ponto de vista diferenciado na jornada do paciente e isso se reflete diretamente no nosso jeito Unimed SC de cuidar das famílias catarinenses. O cooperativismo na saúde representa a união de forças em prol de um bem comum”, conclui Malburg Filho.
Veja como o cooperativismo vem mudando a sociedade. Acesse Nosso Caminho é Cooperar!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.