Mutirão em São Pedro da Aldeia oferece atendimento de saúde gratuito para pessoas e animais


Ação será neste sábado (27), na praça Matriz, a partir das 8h. Além do atendimento à população, haverá distribuição de 50 senhas para microchipagem, coleta de hemograma e consulta veterinária gratuita para pets de famílias inscritas no CadÚnico. A médica-veterinária Letícia Rebelo é presidente da Associação de Controle de Natalidade Animal (Acona)
Reprodução Instagram
Um mutirão com serviços de saúde gratuitos para pessoas e animais será realizado neste sábado (27), das 8h às 13h, na praça Matriz, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. O evento “Saúde na Praça” é oferecido pela Associação de Controle de Natalidade Animal (Acona) e Secretaria de Saúde do município.
Além do atendimento à população, haverá distribuição de 50 senhas para microchipagem, coleta de hemograma e consulta veterinária gratuita para pets de famílias inscritas no CadÚnico. A distribuição será a partir das 8h, com limite de atendimento de dois animais por família.
Os tutores precisam apresentar documento que comprove inscrição no Cadastro Único, do governo federal, além comprovante de residência de São Pedro da Aldeia.
A programação contará ainda com shows e palestras.
“O evento é uma grande celebração à vida e à saúde, promovendo a integração da comunidade e a conscientização sobre a posse responsável e a importância da saúde única”, divulgou a organização do evento.
Confira abaixo os atendimentos:
Para a saúde humana:
Aferição de glicose e pressão arterial.
Testagem de doenças infecciosas.
Palestras sobre segurança de alimentos e redução de zoonoses.
Para a saúde animal:
*Para os atendimentos abaixo, será necessário pegar senha. Serão distribuídas 50. Além disso é preciso levar comprovante de residência e de inscrição no CadÚnico.
Orientações sobre cuidados de higiene e saúde animal
Palestras sobre adestramento
Suporte psicológico para tutores em situação de acúmulo
Explicações sobre a Teoria do Elo, o combate a agressão humana e animal
Microchipagem, coleta de hemograma e consulta veterinária gratuita para pets de famílias cadastradas no CadÚnico
No local também haverá distribuição de amostras de ração, vermífugo e vacinação contra a raiva. Esses serviços serão oferecidos a todos, sem a necessidade de pegar senha.
Sobre a Acona
A Associação de Controle de Natalidade Animal (Acona) é uma ONG que surgiu com o objetivo de ajudar cães que vivem nas ruas ou que sejam de famílias carentes em São Pedro da Aldeia.
O projeto educa tutores quanto à criação adequada dos pets, além de promover ações direcionadas à prevenção, fundamentada na saúde única. Ou seja, de forma multidisciplinar, integra saúde humana, animal e ambiental.
“Para nós, esses três pilares são indissociáveis, com problemas e soluções sendo analisados conjuntamente nessas três esferas”, explica a médica-veterinária Letícia Rebelo, que é presidente da ONG.
Letícia é carioca e tem 24 anos de formação, sendo 17 deles dedicados aos mais de 80 mil atendimentos em São Pedro da Aldeia. A veterinária também possui quatro pós-graduações: em clínica geral, diagnóstico por imagem, gastroenterologia e saúde única. A experiência permitiu a identificação das principais necessidades dos tutores e problemas relacionados à saúde animal na cidade. O projeto nasceu em resposta a estas questões.
“Entendemos que a superlotação de canis municipais e abrigos de protetores locais é um problema originado pela falta de educação da população. Com a continuidade e evolução do projeto, a idéia é oferecer castrações e consultas clínicas para todos os animais microchipados pela nossa ONG, além de consultas e vacinas anuais a preços populares. A redução das zoonoses, do abandono animal e dos maus-tratos é o pilar fundamental da ACONA. Nosso objetivo é transformar o mundo em um lugar melhor para todos, sem exceção entre raças e espécies”, conta Letícia Rebelo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.