Frio intenso e baixa umidade agravam risco de incêndios em vegetações de Nova Friburgo, no RJ


Incêndios em Campo do Coelho e Catarcione mobilizaram Corpo de Bombeiros por mais de quatro horas. Incêndio em vegetação registrado em Incêndio em Campo do Coelho, em Nova Friburgo
Luiz Cláudio/Arquivo pessoal
Os moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, têm enfrentado temperaturas extremamente baixas nos últimos dias.
Na terça (23) e na quarta-feira (24), os termômetros registraram zero grau na baixada de Salinas, zona rural da cidade.
A situação se agrava com o nível da umidade do ar, que também está muito baixo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na última terça-feira (23), Nova Friburgo registrou a menor umidade do país, com apenas 8%.
Tempo seco na Região Serrana acende alerta para riscos de fogo em vegetação
Na quarta, o clima seco persistiu, com a umidade relativa do ar subindo para apenas 40%. Vale lembrar que a umidade ideal varia entre 50% e 60%.
⛈️ Segundo os dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao governo federal e que monitora a estiagem pelo país, Nova Friburgo está entre as 1.024 cidades do Brasil que vivenciam uma seca severa ou extrema (veja a situação no seu município).
Incêndio florestal no Catarcione, em Nova Friburgo
Reprodução redes sociais
Essa baixa umidade tem trazido diversos problemas, como a seca e o aumento das queimadas.
O incêndio desta quarta-feira atingiu grandes proporções em vegetação do distrito de Campo do Coelho, na rua Saquarema. Ao g1, o Corpo de Bombeiros informou que foram necessárias cerca de quatro horas e meia para conter o fogo.
Ainda na quarta, houve outro incêndio em uma vegetação no bairro Catarcione. O Corpo de Bombeiros foi chamado às 18h, conseguindo conter o fogo somente às 21h, após três horas de trabalho.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.