Contorno Viário de Florianópolis, uma jornada rumo à modernidade e ao progresso


Concessionária confirma a inauguração em 9 de agosto Ao longo dos anos, o Contorno Viário de Florianópolis representou um avanço significativo em infraestrutura e mobilidade urbana, mas também revelou um patrimônio arqueológico e ambiental que enriquece a história e a preservação de toda a região.
O Contorno de Florianópolis será concluído no dia 31 de julho e contará com um grande evento de inauguração no dia 9 de agosto, com a presença confirmada do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, da diretoria da Arteris e de outras autoridades. Neste mesmo dia, durante a cerimônia de inauguração, a rodovia será liberada para o tráfego de veículos.
São 50 km de pistas duplas e seis acessos por trevos, construídas sem aclives ou declives acentuados, sendo mais planas e tendo somente curvas suaves. A velocidade operacional da rodovia será de até 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados, para evitar a necessidade de reduções bruscas de velocidade e garantir a característica de corredor expresso. Sendo que até o fim do ano haverá 44 medidores de velocidade instalados no trecho.
A obra tem quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível, com a maioria já sendo utilizada pela comunidade, e sete pontes duplas já concluídas, bem como as 667 vigas planejadas já lançadas. Do trevo de interseção com a BR-101 Norte, em Biguaçu até o trevo com a BR-282, em Palhoça, as obras civis estão concluídas, sendo que o trecho remanescente, da BR-282 até a BR-101 Sul – ficará pronto até o dia 31 de julho.
A rodovia está a poucos dias de ser concluída e, em termos de tempo, será possível fazer a travessia em cerca de 40 minutos, gerando uma redução média acima de 50% no tempo de viagem em horários de pico. Por isso, o Contorno Viário se consolida como um símbolo de transformação para a região, proporcionando infraestrutura rodoviária de alta qualidade para todos os usuários.
Maior obra de infraestrutura do país
Uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária do Brasil, o Contorno Viário de Florianópolis, está prestes a ser entregue. A nova rodovia foi idealizada para desviar o tráfego de longa distância da BR-101/SC, na região metropolitana da Grande Florianópolis, melhorando o tráfego local. O trecho contorna três municípios do estado: Biguaçu, São José e Palhoça.
Mas para entender a história do Contorno Viário em sua totalidade, é preciso voltar alguns anos no tempo.
Em 2007, ocorreu o leilão que deu início à concessão da BR-101-Norte, que liga Curitiba (PR) à Palhoça (SC), cujo contrato incluía a construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Neste contrato, o projeto a ser executado tinha sido projetado pelo DNIT, em 2002.
Em 2009 foi iniciado o processo de licenciamento ambiental do Contorno, com o envio ao IBAMA do pedido de realização dos estudos detalhados referentes ao Contorno Viário, necessários para pedidos de licenciamento do projeto.
A partir de então, foi dado andamento aos trâmites para o desenvolvimento do EIA-RIMA e obtenção das licenças, até que em maio de 2012 a Prefeitura de Palhoça oficializa à ANTT um pedido de alteração do traçado do Contorno no perímetro do município, já que o projeto original atravessaria um conjunto habitacional, com previsão de atender 30 mil famílias.
Em 2009 foi iniciado o processo de licenciamento ambiental do Contorno
Arteris
Começou um grande capítulo dessa história. Foram diversas as movimentações da FIESC, de lideranças políticas e da sociedade civil organizada, de entidades de classe parlamentares, de deputados estaduais e prefeitos municipais, em torno do traçado original do Contorno, que precisava ser revisto.
Em meio a essas discussões, em dezembro de 2012, a Arteris, que tem como um dos acionistas a Abertis, uma das maiores empresas de concessões rodoviárias do mundo, adquire a concessão e torna-se responsável pela administração da rodovia, incluindo a execução das obras do Contorno Viário.
Durante esse período, os debates sobre a alteração do projeto original estavam em andamento e somente em maio de 2014 a concessionária obteve a primeira licença para iniciar as obras em 14 km da futura rodovia, no trecho intermediário, em São José.
Neste mesmo ano, a ANTT comunicou à concessionária sua decisão sobre a definição do traçado final do trecho em Palhoça, mudando o projeto original e optando pelo traçado atual.
Com essa decisão, a alteração do traçado original resultou em novos projetos executivos, estudos ambientais, Declarações de Utilidade Pública e na necessidade de implantação de três túneis duplos em Palhoça. Além de novos licenciamentos, para a execução do novo projeto, era necessário um reequilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão, já que a construção dos três túneis duplos encareceria a obra em cerca de R$1 bilhão.
Posteriormente, um quarto túnel foi identificado como essencial, este na divisa entre os municípios de São José e Biguaçu. A necessidade desse dispositivo partiu do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que solicitou que fosse proposta uma alternativa que evitasse a supressão vegetal em fragmentos com estágio médio e avançado de regeneração naquela área.
Enquanto o debate acerca do traçado seguia entre as autoridades, o trecho em execução começava a mostrar avanços. Em 2016, os primeiros seis quilômetros pavimentados no Trecho Intermediário foram entregues, junto ao viaduto da Estrada Geral de Alto Forquilhas, em São José.
Em 2017, as obras começam a ser executadas em mais 16 km no trecho Norte, em Biguaçu, totalizando 34 km de obras.
Foi apenas três anos depois, em dezembro de 2020, que a ANTT autorizou o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato e o início das obras no trecho sul do Contorno Viário, em Palhoça. No mês seguinte, em janeiro de 2021, a Arteris definiu as empresas de execução e em fevereiro daquele ano deu início à construção do trecho mais complexo da futura rodovia, que incluía a construção de quatro túneis duplos.
Os anos seguintes foram marcados por superação e avanços. Em 2022, a Arteris concluiu com muito trabalho e tecnologia o desafio do solo mole na região, implementando soluções geotécnicas inovadoras. Para sanar o problema, foram implantados três milhões de metros de dreno vertical ao longo dos 50 km da rodovia, garantindo uma base sólida e estável para a construção. As obras de terraplanagem e adensamento da pista Sul também foram concluídas, preparando o terreno para as próximas etapas de drenagem e construção de quatro alças de acesso.
A obra civil do trevo de interseção com a BR-101 Norte foi finalizada e, em dezembro, a rodovia atingiu um marco importante: 100% de interligação com a conclusão da pavimentação da pista Sul do viaduto 225. Com o término da etapa de estabilização do terreno, as obras avançaram rapidamente, concluindo o trabalho de iluminação dos trevos de interseção com a SC-407 e a Estrada Geral de Três Riachos, com a instalação de 236 luminárias de LED. Além disso, os dispositivos de segurança nos túneis, com jato ventiladores e ventiladores axiais, bem como, iniciando a sinalização vertical, também começaram a ser instalados.
Já 2024 chega com grandes notícias para o Contorno Viário de Florianópolis e a preparação para a liberação da futura rodovia.
Acompanhe mais sobre a história do Contorno Viário da Grande Florianópolis nos próximos conteúdos.
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