Empresa retoma operação de linhas intermunicipais de ônibus após desistir de prestar serviço na região de Bauru


Segundo a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp), a retomada do serviço prestado pela Viação Adamantina ainda não foi autorizado pelo órgão, e a empresa estaria operando por conta própria. Empresa volta atrás e retoma linha intermunicipal na região de Bauru
A Viação Adamantina de Transportes retomou a operação de linhas intermunicipais na região de Bauru (SP). A empresa de ônibus havia deixado de oferecer os serviços de transporte de passageiros.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp), a retomada do serviço prestado pela Viação ainda não foi autorizado pelo órgão, e a empresa estaria operando por conta própria (veja as linhas afetadas abaixo).
2437/DER/1956 – Bauru – Piratininga;
4844/DER/1964 – Bariri – Bauru
6937/DER/1972 – Analândia – Piratininga;
8046/DER/1977 – Bauru – Jau;
8047/ DER1977 – Bauru – Bocaina;
8380/DER/1978 – Lins – Penápolis;
8381/DER/1978 – Bauru – Pirajuí;
8382/DER/1978 – Bauru – Lins;
8383/DER/1978 – Cafelândia – Lins;
8384/DER/1978 – Lins – Araçatuba;
8831/DER/1979 – Jau – São Paulo (Barra Funda);
8963/DER/1980 – Bocaina – São Carlos;
Ao lado de outras duas companhias, a empresa havia formalizado a desistência das permissões em caráter de urgência, alegando “total falta de condições operacionais” para seguir com os serviços de transporte no interior do estado, incluindo as linhas que circulam por Bauru, Bariri, Bocaina, Boracéia, Cafelândia, Jaú, Lins, Pirajuí e Piratininga (SP).
Diante da desistência para a prestação do serviço, a Artesp publicou um chamamento público convocando interessados para assumir os serviços em caráter emergencial.
O chamamento público, porém, foi anulado após uma decisão liminar expedida pela 1ª Vara Cível de Tupã (SP). Através de recurso, a Artesp revogou a determinação e retomou o processo.
No entanto, antes da conclusão do chamamento público, a Viação Adamantina de Transportes resolveu voltar atrás e retomar a operação das linhas.
Como condição, a empresa solicitou o reajuste das tarifas do transporte. Enquanto o pedido é analisado pelo jurídico da Artesp, o órgão afirma que a empresa retomou a prestação do serviço na região de Bauru.
A reportagem da TV TEM entrou em contato com a Viação Adamantina de Transportes, mas não obteve retorno. O g1 tenta contato com a empresa.
Empresa volta atrás e retoma linha intermunicipal na região de Bauru
Reprodução/Google Street View
Falta de segurança
Em meio à incerteza quanto à operação das linhas intermunicipais de ônibus, os passageiros alegam insegurança no transporte.
Na terça-feira (23), um dos veículos da Viação Adamantina de Transportes bateu contra uma árvore na Avenida Rodrigues Alves, uma das principais de Bauru.
Segundo apuração da TV TEM, o motorista ficou sem freio e, para evitar a batida contra outros veículos, jogou o ônibus contra uma árvore no canteiro central da via. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Não houve o registro da ocorrência.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.