Hingo Hammes, do PP, é eleito prefeito de Petrópolis no 2º turno das eleições 2024


Candidato está matematicamente eleito com mais de 74% dos votos válidos. Apuração segue na cidade. Reportagem em atualização. Hingo Hammes (PP) vence as eleições no 2º turno em Petrópolis
Priscila Torquato/g1
Hingo Hammes, do PP, está matematicamente eleito prefeito de Petrópolis (RJ), na Região Serrana do Rio, neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais, com mais de 74% dos votos válidos. O vice-prefeito é o Albano Batista Filho, conhecido como Baninho. Já o candidato Yuri Moura, do Psol, segue com 25%. A apuração continua na cidade e os dados desta reportagem estão sendo atualizados.
A disputa na cidade precisou ir para o segundo turno depois que, no primeiro turno, em 6 de outubro, nenhum candidato alcançou mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos). Na ocasião, Hingo Hammes recebeu 78.734 votos (49,96%) e Yuri Moura 28.001 (17,77%) dos 157.582 votos válidos.
Em todo o Brasil, 51 municípios tiveram disputa para prefeito em segundo turno. No estado do Rio de Janeiro, ocorreu em apenas duas cidades: Petrópolis e Niterói.
Sobre Hingo Hammes
Hingo Hammes tem 46 anos e está no segundo mandato de vereador. Ele nasceu em Petrópolis em 1977, é formado em Educação Física e tem especialização em gestão esportiva. Foi presidente da Liga Petropolitana de Desportos de 2014 a 2016 e foi secretário Municipal de Esportes por dois anos, de 2017 a 2019. Ele ingressou na Câmara Municipal em 2019 como vereador suplente, e, no mesmo ano, foi eleito presidente do Legislativo Municipal.
Segundo a assessoria do político, neste período de 1 ano e 11 meses de mandato, apresentou mais de 680 proposições e teve 33 Projetos de Lei aprovados. Apresentou 40 Indicações Legislativas, 15 Projetos de Resolução, 598 Indicações, oito Projetos de Lei Substitutivos e três Emendas à Lei Orgânica. Foi autor da lei que exige ficha-limpa para nomeação em cargos de confiança e funções gratificadas, e também promoveu mudanças no Regimento Interno da Câmara para tornar as regras mais transparentes.
Em 2020, concorreu ao cargo de vereador e foi o quarto mais votado da cidade. Assumiu a função em janeiro de 2021, quando novamente foi eleito presidente da Câmara. Ainda em 2021, foi prefeito interino de Petrópolis por onze meses, enquanto Rubens Bomtempo, atual prefeito, ficou afastado do cargo pela Justiça Eleitoral.
O partido Progressistas (PP) confirmou o nome de Hingo Hammes como candidato à Prefeitura de Petrópolis em convenção partidária realizada no dia 28 de julho. Integram a coligação de apoio os partidos União Brasil, PRD, MDB, DC, PMN e o PL, que indicou Baninho como candidato a vice-prefeito da chapa.
Jogo Eleitoral
Confira quais foram as respostas do candidato para dez perguntas feitas pelo g1 no Jogo Eleitoral:
Infraestrutura: Qual é o projeto para evitar mais vítimas em casos de catástrofes naturais como as de 2011 e 2022?
R: A primeira medida é implementar o Plano Diretor de Prevenção de Desastres, com obras de drenagem, revisão dos mapas de risco e uso dos radares mais modernos. Vamos criar uma cultura de prevenção na cidade, especialmente no verão, além de fornecer instruções sobre ações em chuvas fortes.
Trânsito: De que forma pretende reduzir os congestionamentos nos horários de pico no distrito de Itaipava?
R: Nosso plano tem ações de curto, médio e longo prazo. A curto prazo, vamos implementar rotatórias para melhorar o trânsito em Itaipava. O distrito já possui bons projetos de mobilidade, e vamos tirá-los do papel. Para as obras de longo prazo, buscaremos parceria com o Governo do Estado.
Saúde: Como deixar mais eficiente o agendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas pelo SUS?
R: Vamos realizar mutirões em horários alternativos para reduzir as filas rapidamente. Além disso, construiremos o Imagem Serra, um centro de exames completo em parceria com o governo do estado, que será referência em atendimento ágil e de qualidade em toda a região de Petrópolis.
Habitação: Qual a sua proposta para reduzir o déficit habitacional e solucionar o problema das moradias em áreas de risco?
R: Vamos articular uma política de financiamento habitacional para regiões com alto índice de vulnerabilidade, como parte de um pacto nacional para cidades em áreas de risco, envolvendo União e Estado. Também mapearemos áreas seguras para novas habitações, expandindo a cidade além das zonas de risco.
Manutenção: Como o poder público vai resolver a desorganização e a falta de espaço para enterros nos cemitérios da cidade?
R: Em 2021, quando fui prefeito interino, sancionei a lei que autoriza a concessão e a verticalização dos cemitérios, incluindo a implantação de crematórios. Agora, vamos implementar essa legislação aqui em Petrópolis e resolver o problema de uma vez por todas.
Emprego: Qual o seu projeto para melhorar a geração de empregos em Petrópolis?
R: Nosso plano fortalece o ensino técnico e busca parcerias para ensino profissionalizante, criando oportunidades para jovens. Vamos diversificar o turismo, apoiar micro e pequenas empresas e atrair investimentos para a cidade, com o objetivo de aumentar as vagas de emprego​.
Lixo: O que fazer para resolver o acúmulo de lixo nos bairros?
R: Vamos resolver o acúmulo de lixo com coleta regular eficiente e ampliação da coleta seletiva. Focaremos na conscientização da população sobre práticas sustentáveis e criaremos pontos específicos para a destinação de resíduos de construção civil, promovendo um descarte adequado e sustentável​.
Economia: De que forma pretende enxugar os gastos públicos diante da queda na arrecadação prevista para 2025?
R: Não podemos vender sonhos e não vamos gastar mais do que arrecadamos. Em 2021, saímos de um déficit orçamentário de R$28 milhões e entregamos, após 11 meses, um superávit de R$62 milhões. Vamos revisar contratos. Licitar os serviços públicos é uma maneira de garantir segurança e redução de custos.
Mobilidade: Como resolver o problema de falta de vagas de estacionamento no Centro Histórico?
R: Uma solução para a questão é aumentar as vagas de estacionamento, incentivando a criação de edifícios garagem pela iniciativa privada, além de investir em transporte público de qualidade e acessível, estimulando as pessoas a utilizarem menos os seus veículos particulares.
Administração: Como gerenciar a convocação de aprovados em concurso público diante das vagas já ocupadas por comissionados e autônomos?
R: Com os contratos temporários, vamos substituí-los gradualmente pelos aprovados em concurso. Cargos comissionados serão ocupados conforme previsto por lei, com foco em eficiência.
Confira abaixo propostas gerais divulgadas pelo candidato nas seguintes áreas:
Saúde: realizar mutirões em horários alternativos para zerar a fila de consultas, exames e cirurgias; promover treinamentos que humanizem a relação dos profissionais da saúde com os pacientes; valorizar financeiramente os profissionais da saúde; fundar o mega centro de exames Imagem Serra; levar atividade física orientada gratuita para todos os bairros e comunidades;
Educação: convocar todos os concursados da educação; revisar o plano de carreira dos profissionais da educação e promover valorização desses profissionais; reformar as unidades de ensino; acrescentar aulas de robótica na grade curricular; garantir merenda em todos os turnos, com fartura e alimentos orgânicos; criar parcerias para aumentar as vagas em creches de forma imediata; realizar novo concurso para profissionais da educação; ampliar as escolas de tempo integral;
Cultura: ampliar a agenda cultura da cidade através da retomada do calendário do turismo; concluir a reforma do Teatro Dom Pedro; trazer festivais de cinema e de teatro para a cidade;
Segurança: ampliar o sistema de câmeras, integrando as câmeras do município com as câmeras particulares que registrem as ruas a partir de casas, condomínios e lojas; realizar novo concurso para guarda municipal e renovar a guarda; fortalecer a Patrulha Maria da Penha;
Mobilidade urbana: realizar a ligação Bingen-Quitandinha; construir rotatórias na Rua Hermogênio Silva e ao longo da Estrada União Indústria; Realizar a licitação de todas as linhas de ônibus que operam sem contrato de concessão; Retomar o controle do sistema de bilhetagem eletrônica; Melhorar a oferta de transporte público entre a Posse e o Centro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.