Profissão de Administração completará 60 anos


Conselho Regional de Administração é responsável por milhares de profissionais e empresas de Administração em Santa Catarina Promover a ciência da Administração e a valorização profissional, em defesa da sociedade catarinense, é a missão do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC). O órgão representa um papel fundamental para os profissionais e empresas, já que garante que a prática da Administração siga os padrões éticos e técnicos estabelecidos pela lei — como a obrigatoriedade do registro profissional.
Cabe ao CRA-SC realizar a fiscalização do exercício profissional e ainda apurar denúncias de práticas ilegais, julgando infrações e impondo as penalidades referidas na Lei no 4.769, de 09/09/65. O Conselho é o legítimo guardião dos registros profissionais, ele é quem mantém e organiza os dados dos profissionais e empresas do campo da Administração em Santa Catarina.
No estado catarinense, o CRA-SC é o responsável por representar milhares de profissionais e empresas. Também é função do Conselho Regional, expedir as carteiras de identidade dos profissionais e dos estudantes do campo da Administração. Cabe destacar que atualmente, Santa Catarina conta com uma média de 20 mil registrados no CRA-SC, entre profissionais e empresas que exercem atividades relacionadas à Administração.
Entre as premissas do CRA-SC, está a missão de reforçar a importância da Ciência da Administração e o papel dos profissionais e empresas no desenvolvimento econômico e social do estado. Além disso, o Conselho tem a importante missão de assegurar que os postos de trabalho sejam ocupados por profissionais devidamente capacitados e preparados para exercer o ofício. Com essa atuação, o órgão consegue garantir a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
— Em 2025, a legislação que rege a profissão completará 60 anos. Já são quase seis décadas de regulamentação da profissão no país, trazendo inúmeros benefícios para toda a sociedade brasileira, garantindo a alocação de profissionais habilitados para exercerem as profissões da Administração — comenta Djalma Hack, presidente da entidade.
Profissão tem quase seis décadas no Brasil
O aniversário da regulamentação da profissão no país é um marco crucial para a continuidade e aperfeiçoamento da profissão. Como a Administração está prestes a completar seis décadas, é hora de refletir sobre o caminho percorrido e as barreiras superadas durante a história.
Segundo o CRA-SC, a Administração como ciência social aplicada tem em seu cerne os profissionais de Administração, os quais têm sido os pilares para as organizações que surgem. No entanto, a profissão tem passado por mudanças.
Antigamente, os profissionais necessitavam de habilidades como a eficiência operacional e a gestão eficiente de recursos. Agora, os profissionais passam por uma verdadeira revolução digital, ou seja, precisam agregar novas habilidades.
A mudança começou a acontecer em 2011, com o avanço da Indústria 4.0 ou da Quarta Revolução Industrial. Com ela, novas tecnologias emergiram, como a internet das coisas e a inteligência artificial. Em meio a essas novas ferramentas, cabe ao profissional da Administração um papel multidisciplinar, para liderar equipes cada vez mais eficientes.
O novo momento da Administração agrega, também, novas habilidades como agilidade na tomada de decisões, flexibilidade, competências emocionais, eficiência nos processos e principalmente, o domínio das ferramentas digitais. No entanto, alguns princípios permanecem os mesmos — a ética, a transparência e a responsabilidade social.
— Prestes a celebrar 60 anos da profissão no país, voltamos nosso olhar para o futuro, com grande otimismo e determinação. São inúmeros desafios, mas também são grandes as oportunidades para os profissionais da Administração, tendo a certeza de que estaremos preparados para enfrentar os desafios da gestão moderna —analisa o presidente Djalma Hack.
Para saber mais, acesse o site do CRA-SC.
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