Federação PSOL-Rede oficializa candidatura de Lincoln Freire à Prefeitura de Boa Vista


Chapa tem como candidato a vice-prefeito o estudante de direito Yano Rodrigues (Rede). Convenção ocorreu neste sábado (20), em Boa Vista. Dentista Lincoln Almeida Freire, candidato à prefeito de Boa Vista nas eleições de 2024
Valéria Oliveira/g1
A federação que reúne os partidos PSOL e Rede Sustentabilidade oficializou neste sábado (20) Lincoln Freire (PSOL) como candidato a prefeito de Boa Vista nas eleições de 2024.
A escolha da candidatura ocorreu durante convenção na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Roraima (Sindsep-RR), no Centro da capital. O estudante de direito Yano Rodrigues (Rede) compõe a chapa como candidato a vice-prefeito.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa, as convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral. O prazo se iniciou neste sábado e termina no dia 5 de agosto.
Participaram do evento apoiadores da chapa de Lincoln e Yano, entre eles líderes indígenas, ativistas de movimentos sociais, e os 24 vereadores que concorrem pela Federação Rede-Psol.
Esta é a primeira vez que Lincoln disputa um cargo público numa eleição.
“Hoje nós não conseguimos mais conviver com a política de ataque. Ataque aos direitos sociais, aos direitos humanos, aos direitos das mulheres, aos direitos dos indígenas e dos negros. Nós temos que conviver com a política melhor, a política que promove o bem comum e a defesa da nossa natureza”, disse ele, logo após ter o nome aprovado na convenção.
Leia também:
Eleições 2024: veja as principais datas do calendário eleitoral e as novidades para a votação
Quem é Lincoln Freire?
Natural de Crateús, no Ceará, Lincoln tem 51 anos, é dentista formado pela Universidade Estadual da Paraíba e pós-graduado em ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, escritor, ativista socioambiental, católico, casado e pai de uma menina.
O candidato a vice, Yano Rodrigues, tem 23 anos, é estudante de direito na Universidade Federal de Roraima, gestor de Políticas Públicas e ativista climático, e foi candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu.
Conforme calendário eleitoral deste ano, o pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto, para, então, esses políticos serem considerados candidatos oficialmente.
Convenção da Federação PSOL-Rede em Boa Vista
g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.