Recém-nascido ingere álcool após técnica de enfermagem confundir garrafas durante preparo de mamadeira


Caso aconteceu em Pirajuí, interior de SP. Bebê tem apenas dois dias e foi encaminhado à Maternidade Santa Isabel, em Bauru; funcionária foi afastada. Santa Casa de Pirajuí afastou a enfermeira que deu álcool a recém-nascido
Divulgação
Um recém-nascido, de apenas dois dias de vida, ingeriu álcool, na manhã deste sábado (20), durante internação na Santa Casa de Pirajuí, interior de São Paulo. A ingestão aconteceu devido à um erro cometido por uma técnica de enfermagem.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo a unidade, o erro foi cometido durante o preparo da suplementação alimentar do bebê. A funcionária teria confundido uma garrafa de álcool com a de água para fazer a mistura.
Ainda de acordo com o hospital, não foi possível mensurar a quantidade do líquido consumido pela criança, mas a profissional teria percebido o erro logo no início da ingestão por parte do recém-nascido.
O bebê, que nasceu na quinta-feira (18), foi estabilizado na própria unidade e diagnosticado por um pediatra. Ele não corre risco de vida, mas foi transferido para a Maternidade Santa Isabel, em Bauru (SP).
A Santa Casa informou que a técnica de enfermagem foi afastada das funções e um procedimento administrativo foi instaurado para investigar o caso.
O Conselho Tutelar, a Secretaria de Saúde, a Polícia Militar, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e Diretoria Regional de Saúde foram comunicados do caso. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.