Sabores do Nordeste: aprenda a preparar o doce de leite de Afrânio


O município do Sertão de Pernambuco é conhecido como “Terra do Doce de Leite”. O doce é o símbolo de Afrânio. No Sertão de Pernambuco, o município de Afrânio, a 780 quilômetros do Recife, a agropecuária é a base da economia local. São 21 mil cabeças de gado, com produção leiteira de 24 mil litros por dia. A atividade é uma herança que resiste ao tempo e às adversidades do clima.
A oferta de leite favorece a fabricação artesanal de produtos derivados, com destaque para uma delícia que rendeu à cidade o título de “Terra do Doce de Leite”. Não se sabe ao certo quando a tradição surgiu e quem foi pioneiro da receita, o certo é que o doce se tornou símbolo de Afrânio, que abriga atualmente, mais de 30 doceiros.
Doce de leite de Afrânio
Reprodução / TV Grande Rio
Da cozinha de casa, seu José Raimundo, o Dedé Doceiro, construiu sozinho uma mini fábrica. A produção cresceu, são cerca de 600 barras por mês, mas o sabor tradicional do doce de leite é preservado. Em três décadas, ele mantém um legado irresistível. Aprenda a receita.
Ingredientes:
2 litros de leite de vaca
500 gramas de açúcar
1 colher de sopa de manteiga (só para untar a forma)
Preparo:
Misturar o leite e o açúcar no tacho e levar ao fogo alto, mexendo aos poucos. Quando a mistura começar a ganhar consistência e atingir a coloração amarelada, é preciso mexer sem parar.
Quando engrossar, continue mexendo e baixe o fogo até o ponto de brigadeiro (quando passar a concha no meio e o doce demorar para se “juntar”, conhecido também como “caminho de Moisés”).
Em seguida, tire o doce cremoso do fogo e continue mexendo até engrossar mais e ficar pesado. Na sequência unte a forma com manteiga e despeje o doce. Depois espere esfriar e pode desenformar.
Feito isso, o doce está pronto.
Agora é só saborear!
Dicas: Em Afrânio, versões diferentes do doce de leite podem ser encontradas em padarias, mercadinhos, conveniências e também na feira livre da cidade, na sede e zona rural do município.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.